Sobre nós
GEBIM – GRUPO DE EXTENSÃO EM BIM
Somos um Grupo de Estudos formado por alunos e professores do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Reunimos professores, alunos e profissionais que têm o interesse de aprimorar seus conhecimentos no tema BIM (Building Information Modelling) por meio da realização de atividades de extensão (Cursos, Eventos e Projetos), de pesquisas (TCCs, Mestrados e Doutorados) e do Ensino através de estudos constantes, leituras, discussões, treinamentos, cursos, palestras e participação em eventos.
No ano de 2018 o Governo Federal do Brasil instituiu a “Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil” através de um Decreto Federal n.9.377/18 que tem como finalidade promover um ambiente adequado ao investimento em inovações tecnológicas, além de incentivar seu uso em âmbito nacional. No Estado de Santa Catarina, o Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Públicas e Serviços de Engenharia da Secretaria de Planejamento do Estado já havia instituído em 2014 o Grupo Técnico de BIM, visando a contratação de projetos em BIM para obras com recursos do Estado.
BIM, ou “ Building Information Modelling ” , em português “Modelagem da Informação da Construção”, é uma inovação tecnológica do setor da construção civil, que representa uma mudança nos processos relativos ao ciclo de vida dos produtos da construção, podendo se relacionar aos edifícios ou às infraestruturas urbanas. Permite a modelagem virtual dos empreendimentos com informações paramétricas que seguem por todo o processo de projeto e gestão, simulando o empreendimento real de forma digital durante o ciclo de vida do empreendimento. Uma das propostas da adoção de BIM é tornar o processo mais colaborativo por meio dos modelos integrados, no qual arquitetos, engenheiros, construtores, fabricantes e proprietários interagem por meio do modelo digital do empreendimento de forma conjunta.
Para atender a demanda do mercado, cada vez mais tem surgido o interesse dos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharias da Universidade Federal de Santa Catarina em conhecer o processo BIM. A partir dessa necessidade, surgiu a ideia da criação do Grupo de Estudos em BIM (GeBIM), que iniciou suas atividades oficiais em uma reunião de “Brainstorming” ocorrida em 26/07/2018 na UFSC, na qual foram discutidas e alinhadas as principais atividades e intenções do Grupo. O GeBIM, registrado naquela época como um Projeto de Extensão da UFSC, teve como objetivo incentivar a busca por novos conhecimentos no tema BIM, através de discussões, estudos, trocas de experiências, realização de eventos, cursos (ensino) e divulgação dos resultados para a comunidade. O Grupo de Estudo em BIM encerrou suas atividades em 12/12/2018 e como resultados, permitiu aos participantes aprofundar no entendimento sobre o tema BIM, realizar eventos internos e para a comunidade, divulgar os resultados dos estudos para a comunidade através de participação em eventos e/ou publicações e proporcionar um ambiente de integração e colaboração entre os membros e a comunidade.
Durante as férias de verão de 2018-2019, alguns participantes deste Grupo de Estudos se encontraram para uma reunião de Planejamento Estratégico, onde surgiu uma nova proposta para continuidade do GeBIM, só que agora, no formato de um Programa de Extensão Universitária. Em Março de 2019, o GeBIM foi oficializado perante a UFSC como um Programa de Extensão com a proposta de atuação por um período de três anos, até Fevereiro de 2022, sob a coordenação da Prof. Leticia Mattana do curso de Arquitetura e Urbanismo e com a participação das professoras Cristine Mutti e Fernanda Marchiori do curso de Engenharia Civil. O público-alvo deste programa é a comunidade, bem como Estudantes, Professores e Profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e demais Engenharias. O Grupo de Extensão em BIM visa impulsionar a pesquisa, o ensino e a extensão no tema BIM, alinhando os objetivos com a esfera pública Federal e Estadual e com profissionais do Mercado de Trabalho, auxiliando na estruturação dos cursos da UFSC para a adoção de BIM no ensino.