1 – Curso de extensão: Curso de Capacitação em BIM

Resumo: Este curso surgiu da necessidade de fomentar o ensino sobre o tema BIM dentro de nossa Universidade, especialmente para os alunos de graduação, e teve como objetivo principal fornecer conhecimentos básicos fundamentais sobre o tema BIM e desenvolver novas habilidades e competências aos participantes. A metodologia envolveu aulas teóricas e dialogadas e também realização de alguns exercícios práticos complementares usando metodologias ativas.

Período de realização: 26/03/2019 até 16/04/2019

Carga horária: 16 horas

Inscritos: 30 participantes

Cronograma das aulas propostas:

26/03/19 – Aula 1: Entendimento de BIM e Processo de Projeto – Das 18:30-21:30hrs

28/03/19 – Aula 2: Ciclo de Vida da Edificação e Ferramentas/Usos – Das 18:3020:30hrs

02/04/19 – Aula 3 – Modelagem e Objetivos do Modelo – Das 18:30-20:30hrs

04/04/19 – Aula 4 – Colaboração e Interoperabilidade – Das 18:30-20:30hrs

09/04/19 – Aula 5 – Checagem e comunicação – Das 18:30-20:30hrs

11/04/19 – Aula 6 – Entregáveis para Obra e Contratações – Das 18:30-20:30hrs

16/04/19 – Aula 7 – Temas para o futuro – Das 18:30-21:30hrs

Nas aulas 1 e 2 foram utilizados recursos didáticos que promoveram abordagem ativa no ensino. Na atividade 1, foi aplicado o Jogo Technion Lean Apartment Construction Game, após apresentação expositiva sobre Introdução ao BIM e Processo de Projeto. O jogo ocorreu por meio de duas rodadas, a primeira simulando o modo tradicional de execução e a segunda aplicando os princípios da Lean Construction. Nos resultados da simulação, o modelo tradicional de produção mostrou-se menos eficiente que o modelo enxuto para a produção dos apartamentos. Ao final ocorreu uma reflexão com o grupo, onde constatou-se que a adoção de princípios da Lean Construction no setor da construção civil indica melhorias na produção das edificações.

Na aula 02, foram realizadas atividades ativas-reflexivas sobre o ciclo de vida de uma edificação, em grupos de trabalho colaborativo, com debate junto ao grande grupo no final da atividade (Figura 8). Na aula 3, foram apresentadas as principais ferramentas BIM para modelagem de edifícios, o Autodesk Revit e o Graphisoft ArchiCAD, com sugestões sobre boas práticas de modelagem. Na aula 4, as atividades promoveram a discussão sobre a interoperabilidade e colaboração entre os projetistas e as diferentes disciplinas de um empreendimento. Foi utilizado um projeto impresso, bidimensional, projeto em CAD (Computer Aided Design), para comparar com o uso de modelos BIM (Figura 9).

Figura 8 – Primeiras aulas do Curso de Capacitação em BIM

Figura 9 – Aulas do Curso de Capacitação em BIM

Na aula 5, foi utilizada a ferramenta Tekla BIM Sight para compatibilização de uma residência e checagem das interferências entre as disciplinas arquitetura, instalações hidrossanitárias e elétrica. Na aula 6, houve experimentação através da realidade virtual com auxílio de um óculos, onde os alunos entraram na edificação do CRAS, projeto padrão do Governo do Estado de Santa Catarina, a fim de avaliar questões de projeto e comparar com uma experiência realizada com base nos projetos em PDF, para a mesma edificação (Figura 10).

Figura 10 – Aulas do Curso de Capacitação em BIM

Na aula 7, houve uma breve apresentação das possibilidades do BIM para estudos futuros, tais como adoção de equipamentos que apoiam a modelagem BIM, a exemplo de drones e laser scanner, que permitem a geração de nuvens de pontos (Figura 11).

Figura 11 – Última aula do Curso de Capacitação em BIM

O curso incentivou a experimentação, com experiências inovadoras que instigaram o pensamento crítico, a resolução de problemas com base em casos reais, a autonomia na busca pelas informações dos desafios lançados em aula, a comunicação e a colaboração entre os participantes por meio de atividades em grupos. Receberam certificados de conclusão de cursos os participantes com mais de 75% de frequência nas aulas.

Impactos alcançados e contribuição na formação de jovens inovadores: desenvolvimento de competências para trabalho colaborativo, curiosidade, iniciativa e autonomia dos alunos na busca pelas informações, pensamento crítico e reflexivo. Além dos impactos socioemocionais, os alunos foram preparados para o entendimento de exemplos de inovação tecnológica que já estão sendo usadas no mercado de trabalho.