8 – Evento de extensão: Workshop LeapCon Game – Technion Lean Apartment Construction Game

O objetivo deste workshop foi simular a construção de apartamentos para um edifício de 8 pavimentos pelos meios de produção em massa (tradicional) e o modelo de construção enxuta, para alunos de Arquitetura e Urbanismo, durante a semana acadêmica SEMANARQ 2019 (Figura 30). Para isso, foi utilizado o jogo “Technion LeapCon Game” elaborado pelo Prof. Rafael Sacks da Universidade Technion de Israel, bem como peças de LEGO para simular a produção da edificação. O jogo ocorreu por meio de duas rodadas, a primeira simulando o modo tradicional de execução e a segunda aplicando os princípios da Lean Construction. Nos resultados da simulação, o modelo tradicional de produção mostrou-se menos eficiente que o modelo enxuto para a produção dos apartamentos. Ao final ocorreu uma reflexão com o grupo, onde constatou-se que a adoção de princípios da Lean Construction no setor da construção civil indica melhorias nos resultados esperados pela produção das edificações (Figura 31).
Período de realização: 24/09/2019
Inscritos: 24 participantes