9 – Adoção de BIM no Ensino – Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC – Disciplina Tecnologia de Edificações IV – Semestre 2019/2

Planejar, executar e gerenciar projetos é um aspecto essencial das atividades do arquiteto e urbanista. Mais do que um requisito, é um fator que assegura a sobrevivência da empresa/profissional no mercado. Assim, é fundamental que o acadêmico compreenda o todo do objeto projetado, suas partes e inter-relações, para que através do aprendizado de técnicas e ferramentas qualitativas e quantitativas de gerenciamento de projetos e obras, possa assegurar a qualidade do produto final.
A disciplina Tecnologia das Edificações IV tem como objetivo principal desenvolver o projeto executivo com detalhamentos, quantificações de materiais e serviços, custos, discriminação de materiais e serviços e planejamento da obra. O planejamento, a programação e o controle do projeto de construção devem contemplar três grandes aspectos: tempo, recursos e custos. Com isso, ao final do curso, os alunos devem ser capazes de: (1) Compreender de forma integrada as relações entre os diversos sistemas que formam a edificação: estrutural, água fria, água quente, esgoto, pluvial, cobertura, revestimentos de forros, paredes e pisos, pinturas e serviços complementares; (2) Desenvolver planilhas de quantitativos e orçamentos, fluxograma de obra, determinação do caminho crítico, cronogramas físico-financeiro e análise de desembolso; (3) Construir e calcular redes PERT/CPM; e (4) Elaborar o planejamento e controle de uma obra usando computador.
Minha proposta para essa disciplina no semestre 2019.2 foi de utilizar em sala de aula um modelo BIM de uma edificação pública de Estado de Santa Catarina (Centro de Referência para Assistência Social – CRAS) que foi modelado em BIM na ferramenta ArchiCAD 21 pelo Laboratório BIM do Estado de Santa Catarina (LABIM) e por empresas parceiras. O objetivo é orçar e planejar esta edificação durante as aulas, utilizando uma ferramenta BIM voltada para o planejamento e orçamento, chamada VICO Office. O principal objetivo da disciplina é desenvolver conhecimentos sobre planejamento e orçamento, conforme a ementa:

ARQ 5664 – TECNOLOGIA DA EDIFICAÇÃO IV – (72 H/A)
Materiais, equipamentos, técnicas construtivas em instalações e acabamentos, discriminações, quantificação, custos, orçamentos e cronogramas de obras.

A atividade ainda encontra-se em andamento e os estudantes foram instruídos por mim sobre como inserir/extrair informações no VICO Office a partir do modelo BIM do CRAS (Figura 32). Os resultados deste trabalho poderão ser objeto de futuras publicações em revistas acadêmicas e/ou eventos acadêmicos.

Figura 32 – Projetos Arquitetônico, Instalações e Estrutura do CRAS no VICO Office

Abordagem: A abordagem das aulas inclui a educação mão-na-massa, de forma colaborativa. Os alunos foram divididos em grupos de trabalho e cada equipe recebeu a responsabilidade pela realização de uma parte do orçamento da obra do CRAS. No final, todos devem apresentar/expor seus resultados para os demais grupos, destacando em um relatório escrito os problemas e dificuldades encontrados no processo da elaboração da etapa do orçamento. Durante as aulas, são realizados assessoramentos dos trabalhos para os grupos, a fim de esclarecer as principais dúvidas e incentivar a busca pelo conhecimento através da pesquisa em bibliografias, no mercado de trabalho e indicação de profissionais que podem contribuir com o trabalho de cada grupo.

Critérios de avaliação: A avaliação da etapa de orçamento da obra será realizada sobre as responsabilidades individuais de cada grupo de trabalho, analisando se os dados inseridos no software VICO Office, como preços, quantitativos e insumos da obra estão corretos e coerentes com a realidade do mercado de trabalho (Figura 33 e 34). Também será valorado como nota de participação, o trabalho colaborativo entre as equipes formadas nas turmas e a participação no debate conjunto ao final do semestre.

Impactos alcançados e contribuição na formação de jovens inovadores: desenvolvimento de competências para trabalho colaborativo, solução de problemas reais, curiosidade, iniciativa e autonomia dos alunos na busca pelas informações, pensamento crítico e reflexivo, habilidades para comunicação oral para expor seu trabalho às outras equipes e desenvolvimento de escrita eficaz pelo relatório personalizado de cada equipe a respeito dos problemas encontrados no processo. Além dos impactos socioemocionais, os alunos estão preparados para o uso de uma inovação tecnológica no mercado de trabalho,uma vez que o processo de orçamento e planejamento através do VICO Office e modelo BIM automatiza o processo.

Figura 33 – Discriminação Orçamentária do CRAS no VICO Office

Figura 34 – Quantitativos do CRAS no VICO Office

Quadro 1 – Síntese das Experiências Educativas realizadas por meio do GEBIM e contribuição para o desenvolvimento de competências para a Inovação

Quadro 2 – Síntese das Experiências Educativas realizadas por meio do GEBIM e promoção do empreendedorismo inovador