2 – Projeto de Extensão: Digitalização de edifícios públicos

Com o passar dos anos, os edifícios precisam passar por manutenções preventivas para que possam continuar desempenhando as atividades inerentes à sua operação de forma segura. Uma demanda atual é a documentação precisa para as built (ou como construído), com foco no planejamento da renovação/reforma das edificações existentes.

Este projeto de extensão tem como objetivo explorar possibilidades de digitalização de edificações públicas existentes, já construídas, usando diferentes tecnologias como o laser scanner e o drone/RPAs. Foram realizados levantamentos de campo usando as diferentes tecnologias para posterior processamento dos dados (das imagens obtidas) com a finalidade de gerar um modelo digitalizado de cada edifício.

Após, foi gerada a nuvem de pontos para respaldar a modelagem BIM. Os edifícios escolhidos para estudo são a Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e o Centro de Educação Infantil Roda Viva na Palhoça/SC. Como resultados, espera-se obter a nuvem de pontos a partir dos levantamentos de imagens efetuados com as inovações tecnológicas visando a obtenção de documentação as built para futuras reformas/renovações. O projeto está em andamento, sendo que os levantamentos e geração de nuvens já foram realizados e a modelagem BIM sobre a nuvem de pontos será realizada futuramente.

Período de realização: 26/06/2019 até 31/12/2020

Carga horária total: 300 horas

Status do projeto: Em andamento

Na sequencia, são apresentadas imagens dos produtos já obtidos com esse projeto. Na figura 12, encontra-se um pôster que foi utilizado na Mostra de Extensão da Arquitetura e Urbanismo da UFSC, para divulgação dos trabalhos do grupo. Nas figuras 13, 14 e 15, são apresentadas imagens do levantamento do Edifício do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC com drone “DJI Mavic Air”, em parceria com a V&M drones, e os resultados obtidos por meio da nuvem de pontos gerada através das imagens do levantamento.

Na imagem 16 há o registro do levantamento do Edifício do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC com drone “DJI 200 Matrice” em parceria com Fotovoltaica/UFSC.

As imagens 17, 18 e 19, referem-se ao levantamento de dados e resultados usando laser scanner, em parceria com a FARO Technologies, sobre o Edifício do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. E a imagem 20 e 21, refere-se ao levantamento de resultados com uso do mesmo laser scanner da FARO, sobre a CEI Roda Viva, uma creche na cidade de Palhoça/SC.

O principal objetivo dessas investigações é documentar os edifícios construídos para desenvolver as built, facilitar possíveis reformas futuras, manutenções preventivas nas edificações e obtenção de informações dos edifícios.

Figura 12 – Pôster dos trabalhos realizados pelo GEBIM nesse projeto

Figura 13 – Levantamento do Edifício do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC com drone “DJI Mavic Air” em parceria com V&M Drones. Realizado em 16/05/2019

Figura 14 – Resultados de nuvem de pontos obtidas com o drone DJI Mavic Air para o edifício do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

Figura 15 – Resultados de estudo de TCC da aluna Carla Bedin sobre as patologias nas fachadas do edifício digitalizado em ortoimagens a partir de imagens do drone DJI Mavic Air

Figura 16 – Levantamento do Edifício do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC com drone “DJI 200 Matrice” em parceria com Fotovoltaica/UFSC. Realizado em 02/08/2019.

Figura 17 – Levantamento do Edifício do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC com equipamento Laser Scanner da FARO Technologies – Realizado em 03/07/19

Figura 18 – Resultados de nuvem de pontos obtidas com o Laser Scanner da FARO Technologies para o edifício do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

Fonte: FARO Technologies. Disponível em:

https://farobimcim.websharecloud.com/?v=om&t=p:default,c:overviewmap,h:f,m:t&om=om1&om1 =x:206.169,y:2.913,zoom:3&p=p:ufsc-arquitetura

Figura 20 – Levantamento do Edifício da CEI Roda Viva com equipamento Laser Scanner da FARO Technologies e de forma manual com trena convencional (objeto de estudo do TCC do aluno Vitor Bez). Realizado em 04/07/2019.

Figura 21 – Resultados de nuvem de pontos obtidas com o Laser Scanner da FARO Technologies para o edifício do CEI Roda Viva

Fonte: FARO Technologies. Disponível em:

https://farobimcim.websharecloud.com/?v=om&t=p:default,c:overviewmap,h:f,m:t&om=om1&om1 =x:0.811,y:-0.458,zoom:2&p=p:cei-roda-viva

Impactos alcançados e contribuição na formação de jovens inovadores: solução de problemas reais, curiosidade, iniciativa e autonomia dos alunos na busca pelas informações, pensamento crítico e reflexivo, entendimento de inovações tecnológicas.