Prédio da Arquitetura e Urbanismo da UFSC – Projeto estrutural em BIM (Eberick)

17/12/2020 19:35

       

        Durante o ano de 2020, no âmbito do projeto de extensão financiado pelo PROBOLSAS 2020 da PROEX/UFSC, foi desenvolvido o modelo estrutural em BIM do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Para isso, foi utilizado o software BIM para projetos estruturais, o ALTOQI EBERICK 2020. Esse projeto foi executado pelo graduando Mateus Villela da engenharia civil.

        O Eberick  é um software para projeto estrutural  da empresa AltoQi que engloba as etapas de lançamento, análise da estrutura, dimensionamento e o detalhamento final dos elementos. Para esse estudo de caso em questão, foi adotado o prédio do Departamento de  Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

        O Eberick possui um sistema gráfico de entrada de dados, associado à análise da estrutura em um modelo de pórtico espacial, e a diversos recursos de dimensionamento e detalhamento dos elementos, de acordo com a NBR 6118:2014, além da visualização tridimensional da estrutura modelada e exportação de arquivos em formato .IFC (BIM), DWG, DXF, STL e .OBJ. Nesse projeto foi utilizado um modelo arquitetônico .IFC do prédio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, desenvolvido no software Revit, a partir de tal foi executado um modelo reticulado, com pilares, vigas e lajes. 

        Em primeiro lugar, foi gerado um modelo em três dimensões, com a intenção de facilitar a visualização dos pilares, vigas, lajes, fundações, além de outros elementos. Em segundo lugar, o Eberick calcula suas estruturas de acordo com as normas vigentes. A saber, o programa possui dimensionamento de acordo com as normas brasileiras. Ou seja, ele verifica os elementos para o ELU – Estado Limite Único e ELS – Estado Limite de Serviço.

Figura 1 – Pórtico 3D sem lajes

 

Figura 2 – Pórtico 3D com lajes

 

         Nessa análise efetuada, foi realizado o processamento inicial da estrutura com esse modelo reticulado, obtendo-se os esforços e os deslocamentos.

Foto 3 – Modelo ELU Deslocamento

        O objeto deste estudo é a concepção estrutural e a análise estrutural a partir do lançamento estrutural em concreto armado moldado in loco . Com forma pouco usual, o objeto de estudo apresenta vigas curvas e inclinadas de grandes dimensões, além de grandes pilares para suportar longos vãos. 

        Hoje o Eberick é configurado com funcionalidade da tecnologia BIM – Building Information Modeling o que facilita na integração de projetos arquitetônicos, elétricos, hidrossanitários, entre outros. O programa é vantajoso porque tem geração automatizada de memorial de cálculo da edificação, o que proporcionará ao projeto um enorme ganho de tempo e diminuição de retrabalhos. O software ainda conta com um resumo geral da obra, o qual fornece diversas informações sobre materiais, custos, entre outros.

Foto 4 – Armaduras 3D