Projeto de Extensão – Pescarte

12/03/2021 09:25

Durante o ano 2020, o GEBIM esteve envolvido em um  projeto de extensão denominado Pescarte: “A pesca artesanal em Florianópolis: conexões entre paisagem, cultura e espaços públicos”, coordenado pelo GMA (Grupo de Modelagem Avançada). O projeto busca a valorização das comunidades pesqueiras, dando voz e direcionando olhares para esses espaços. Dentre as atividades realizadas, houve um levantamento da área de estudo com apoio de um drone da empresa “V&M Drones”, para obtenção de uma nuvem de pontos. Na sequencia, foi realizada a modelagem BIM da área em que a comunidade pesqueira da região está mais concentrada, utilizando o software Graphisoft ArchiCAD.

Como resultados, foi obtido o cadastral atualizado e modelado em BIM da região estudada, que será utilizado para desenvolvimento das ideias urbano-paisagísticas deste projeto de extensão. A modelagem foi realizada por duas estudantes de graduação em arquitetura e urbanismo (Emanuele e Gabriela), com suporte de uma estudante de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo que pesquisa a temática (Sara). No menu “Projetos”, encontram-se os arquivos com este modelo BIM, disponível para uso em atividades acadêmicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

As autoras agradecem o apoio da SeCArte UFSC, que financiou o projeto com uma Bolsa Cultura.